Neste artigo, vamos abordar uma etapa fundamental e crucial para o sucesso de uma aplicação móvel: o design e o seu custo num projecto de aplicação móvel.

Um bom design é essencial para o sucesso global da sua aplicação. Ele pode fazer a diferença para obter mais tráfego, mais conversão dos utilizadores e melhorar o retorno sobre o investimento. Quando mais o design é bom, mais os utilizadores sentem-se envolvidos com a sua aplicação.

Por que eu deveria pagar para os designers extravagantes enquanto os desenvolvedores possam fazer o seu trabalho?

Sim, a maioria dos desenvolvedores podem projectar sua aplicação, fazendo o seu design. Mas um bom designer não consiste apenas em desenhar várias imagens. Trata-se em visualizar o “big picture”.

UX UI custo de design

Será que é realmente tão difícil de “desenhar” múltiplas imagens em Photoshop? O design parece ser algo fácil realizar, no entanto, é uma habilidade que necessita vários anos para dominar. Um designer profissional deve ser capaz de fazer mais do que simples imagens, tal como: “sentir” as últimas tendências; agarrar a ideia da App para transformá-la em um design atraente; ter um profundo conhecimento em estratégia móvel para a facilidade de uso e um senso de estética.

O que è que faz o custo do design de uma aplicação ser mais ou menos oneroso?

O preço depende de muitos factores, tais como a complexidade da aplicação, o tamanho do projecto, o nível de design e a localização geográfica. A regra geral é: quanto mais funcionalidades a App tem, mais custa.

Custo médio do design de uma App

Até um profissional experiente não vai poder dizer o quanto a aplicação vai custar logo de entrada. Para uma estimativa, o designer deve fazer o que é chamado a “decomposição”. Isso é um “ventilação” do design para estimar o preço de cada etapa e seu fluxo de trabalho.

A fase de concepção do design está dividida em duas partes fundamentais- a interface de utilizador (UI) e experiência do utilizador (UX):

custo de design

1. A parte da interface utilizador (UI) consiste em criar o estilo visual da aplicação e preparar todas as fotos necessárias e imagens no Photoshop ou qualquer outra ferramenta. Isso é o que a maioria das pessoas acham que a concepção do design começa e termina. Mas o design não é apenas o “parecer” …

2. A secção UX (experiência do utilizador) concentra-se no uso do aplicação e a interacção que o utilizador vai ter com a App. Assim, quanto mais a aplicação é complexa, mais o tempo necessário para a concepção da parte UX aumenta.

Na tabela abaixo, pode consultar quanto tempo pode ser necessário para cada etapa do design numa App.

[table id=10 /]

O custo pode variar em função da área onde o se encontra o designer. Abaixo pode consultar exemplo de preços estimados para o design de uma aplicação móvel:

  • 9-18 EUR/hora – India, Pakistão, Bangladesh
  • 20-40 EUR/hora – Europa de leste
  • 35-50 EUR/hora – Europa de Oeste
  • 60-114/hora ou mais– Reinos Unidos
  • 130-170/hora ou mais– USA

Portanto, o design da sua aplicação móvel, pode custar em média entre € 1.500 e € 25.000.

Por que o custo do design de uma App parece tão alto?

Custa porque até as aplicações mais simples são sempre complexas. Além disso, quando se trabalha com uma agência ou freelancers, deve também ter em conta os custos adicionais que não terá de suportar se for feito internamente: salários, encargos sociais, manutenção do escritório e outros encargos, etc.

Le cout de design

Custo da concepção da App e experiência do utilizador

As melhores aplicações móveis compartilham uma característica em comum – oferecem uma experiência de excelência para o utilizador. Investir no UX é a melhor decisão para garantir o sucesso de uma aplicação móvel. Porquê? Face a concorrência, não hipótese de falhar nem 1 vez. Se os utilizadores têm dificuldade em usar a aplicação, o que eles vão fazer? É simples, eles vão desistir.

O custo do design para App Android e iOS

apple guidelineEmbora o custo de design do aplicativo para Android e iOS são semelhantes, no entanto, existem vários pontos a ter em consideração. A concepção para iOS é em geral caro. Na verdade, as aplicações App Store da Apple tendem a ser mais lucrativo do que os de Android no Play Store. E os designers tendem a considerar este aspecto.

A diferença também pode ser devido as directivas mais estritas da Apple. Para aplicações iOS, existem exigências obrigatórias para o design. A gama de dispositivos iOS também é limitado, por isso os designers sabem como o design vai aparecer em função de um dispositivo iOS em particular. Eles assim podem ser “pixel-perfect.” Além disso, o design do app iOS é fácil de testar e corrigir. Estimar o design de aplicativos iOS é assim mais simples.

No entanto, o design das aplicações Android é menos controlado: foi preciso esperar até 2015 para que Google lança o processo de aprovação de aplicações Play Store . Designers UI / UX não são obrigados a seguir as exigências, e muitas aplicações foram concebidas de forma … “preguiçosa”. Portanto, deve ter a certeza que o designer tem em conta as exigências da Play Store. Desenvolver aplicações em Android também pode ser mais difícil: pois os dispositivos Android são muitos, e o sistema operacional é fragmentado: empresas diferentes, versões, funções personalizadas, etc.Google guideline

Fazer um design ideal para adaptar a todos os formatos é impossível. Então, è necessário concentrar-se numa gama limitada de versões do Android ou até mesmo os dispositivos Android específicos para projectar sua aplicação. Se quiser cobrir a maioria das versões e dispositivos, levará 2-3 vezes mais tempo (e dinheiro) do que a concepção em iOS. Em concentrar-se sobre os mais recentes dispositivos Android, irá reduzir o tempo (e o preço) de 10-15%.

O design da App é uma parte importante para o sucesso da sua aplicação. Se a concepção está mal (logotipo pouco atraente, imagens de má qualidade, ergonomia pobres, não user-friendly), a aplicação não será popular, com pouco tráfego, críticas negativas e assim, um retorno sobre o investimento muito pobre.

Invista em um bom design. Contrata um profissional que saiba como tornar as aplicações bonitas e funcionais. Provavelmente irá custar-lhe, mas vai ser o melhor investimento em sua aplicação.

Com muito gosto accompanhamos o seu projeto! Contacte-nos sem compromissos: contact@funfingersoftware.com

Custo de design para aplicações móveis?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *